sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Queijadas de Iogurte e Maracujá

Estas queijadas têm uma história por detrás. Há uns dias no supermercado a minha peste mais nova disse-me que gostava de iogurtes gregos com maracujá, como ele gosta de compotas de fruta achei que os iria comer. Chegados a casa lé foi ele comer o seu iogurte, chegou à parte do maracujá e disse que tinha pedras, eram as sementes. Conclusão, os iogurtes fiaram esquecidos no frigorífico até que hoje decidi dar-lhes uso.


 


Ingredientes deram para 12 queijadas grandes e 9 minis



 


Preparação


 


4 Iogurtes gregos com maracujá (no fundo do copinho)


225 gr de açúcar branco RAR


100 gr de manteiga sem sal derretida


4 Ovos


125 gr de farinha com fermento


 


Manteiga e açúcar para untar as formas


 


 


 


 



 


  Preparação


 


   Liguem o forno a 180 graus


 


  Untem as forminhas com manteiga e salpiquem-nas com açúcar


 


  Derretam a manteiga no micro-ondas e deixem arrefecer.


 


  Batam a manteiga com o açúcar, eu não bati muito, adicionem os ovos um a um, e   batam mais um pouco. Adicionem a farinha e envolvam com uma espátula, por      fim adicionem o iogurte.


 


Nota: eu para não ter problemas com as sementes, resolvi passar os iogurtes por um passador.


 


Coloquem a massa até 2/3 da forma, pois a massa irá crescer, e levem ao forno por cerca de 15 minutos, verifiquem se estão cozidas com um palito. Para as minhas ficarem coradinhas, tive de ligar o grill.


 


 



 


 


 


Experimentem… 

Macarrão com Galinha Gratinado

Encontrei um talho que vendem aquelas galinhas grandes com ovinhos, fiz uma canja com meia galinha, desfiei a perna e a coxa e sobrou-me o peito e a asa. Cá em casa não se desperdiça nada por isso ao outro dia fez-se um macarrão delicioso.


 


Ingredientes 4 pessoas



 


300 gr de massa cotovelos, ou outra a gosto


Azeite e sal q.b.


 


Galinha desfiada, usei o peito e a asa de meia galinha, podem usar restos de frango


2 Raminhos de tomilho limão


2 Chalotas


2 Colheres de sopa de manteiga/margarina


1 Pacote de natas


1 Chávena de queijo ralado, eu usei grana padano


 


Preparação


 


Colocar uma panela com água ao lume, quando começar a ferver colocar um fio de azeite, temperar com sal e adicionar a massa. Deixar cozer até ficar al dente, depende do tipo de massa que estão a cozinhar por isso nada como ir provando.


 


Escorrer, atenção de aproveitar a água da cozedura da massa, reservem.


 


Numa frigideira coloquem a chalota picadinha e adicionem a manteiga/margarina, deixem a chalota amolecer e adicionem a galinha desfiada e o tomilho, deixem fritar um pouco, adicionem as natas e uma concha de água da cozedura da massa, rectifiquem o sal. Mexam até engrossar um pouco, desliguem e retirem o tomilho.


 


Agora vamos colocar a massa numa travessa que possa ir ao forno adicionem por cima o preparado anterior, salpiquem com o queijo e levem ao forno a gratinar.


 


Sirvam com uma salada


 


Experimentem… 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bacalhau albardado à moda da Ju com Arroz de Grelos


 


Ingredientes


 


 


3 Postas de bacalhau altas


2 Dentes de alho


1 Colher de chá de pimenta rosa moída na altura


100 ml de leite gordo


Sumo de ½ lima


 


½ Chávena de farinha de trigo bem cheia


1 Colher de chá de fermento em pó


2 Claras de ovo


½ Chávena de água (ou tanta quanta necessária para fazer massa lisa)


Sumo de ½ lima


Sal (a gosto)


1 Colher de sopa Óleo vegetal


 


1 Ramo pequeno de grelos


1 Chávena de chá de arroz carolino Caçarola


3 Chávenas de água


2 Colheres de sopa de azeite


1 Folha de louro


1 Caldo de carne gelatinoso (eu uso gama natura da Knorr)


 


Preparação


 


Retirar as espinhas e pele ao bacalhau, cortar em cubos grandes, colocar num recipiente com o leite, os alhos, a pimenta rosa e o sumo de lima, deixar marinar entre 30 a 60 minutos


 


Polme


 


Num recipiente colocar a farinha de trigo bem, o fermento em pó, as claras de ovo batidas em espuma, a água, o sal, o óleo e o sumo de lima, misturar bem e deixar repousar por 20 minutos


 


Fritura


 


Retirar o bacalhau da marinada e escorrer o excesso de líquido, passar pelo polme e fritar em óleo quente de ambos os até ficarem dourados.


 


Arroz


 


Preparar e lavar os grelos, deixá-los escorrer bem, num tacho colocar o azeite e adicionar os grelos juntamente com o caldo de carne e a folha de louro, mexer, colocar em lume brando, tapar e deixar cozinhar 5 minutos, ir verificando se precisa de água.


 


Adicionar o arroz deixar fritar um pouco e adicionar apenas 2 chávenas da água quente, temperar com sal se necessário, deixar ferver, tapar baixar o lume e cozinhar até absorver a água, cerca de 10 minutos.


 


Na altura de servir adicionar a restante água quente, aquecer ao lume e mexer com cuidado com um garfo. Servir de imediato


 


Experimentem...

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Vesúvio Cake

O nome do Bolo foi dado por uma amiga a D. Dina Lourenço, pois eu não fazia ideia do que ía resultar da mistura de ingredientes que fiz, mas posso dizer-vos que todos adorámos, um bolo fofo, humido, e com um sabor que ninguém conseguiu advinhar.


 


Ingredientes


 


 


Bolo



 


1 Chávena e meia de açúcar RAR


2 Chávenas de farinha com fermento


400 ml de leite gordo frio


1 Pacote de mix para pudim sabor a leite condensado


1 Colher de chá de fermento em pó


4 Ovos


 


Doce de Morango


 


200 gr de morangos frescos cortados em pedaços pequenos


4 Colheres de sopa de açúcar branco RAR


2 Folhas de hortelã chocolate (opcional)


 


Ganache de Chocolate


 


100 gr de chocolate branco Pantagruel


100 ml de natas


 


Preparação


 


Pré-aquecer o forno a 160 graus


 


Untar uma forma com buraco com manteiga e salpica-la com açúcar Demerara RAR


 


Bolo


 


Na taça da batedeira colocar o açúcar com os ovos e bater durante 5 minutos, até obtermos um preparado fofo. Diluir o mix de pudim no leite frio e adicionar ao preparado dos ovos. Bater em velocidade média até tudo estar bem envolvido. Peneirar a farinha com o fermento e adicionar ao preparado anterior com uma espátula envolver tudo muito bem, mas sem bater. Se batermos muito a farinha esta vai começar a desenvolver o glúten e acabamos por ficar com bolos pesados.


 


Podem ficar até aqui, ou acrescentar o passo seguinte do doce de morango.


 


Colocar a massa na forma e levar ao forno, ao fim de 30 minutos verificar com um palito se está cozido.


 


Podem ficar por aqui, e terão um bolo delicioso, ou podem fazer o seguinte passa e terem um bolo delicioso também.


 


Doce de Morango


 


Colocar os morangos, o açúcar e a hortelã chocolate, deixar cozinhar cerca de 10 a 15 minutos, até obtermos um preparado com a consistência de um “quase” doce de morango. Passem por um passador para separar os pedaços do líquido, que deve ser viscoso.


 


Deixem arrefecer e adicionem ao bolo, depois de adicionarem a farinha. Coloquem no forno e ao fim de 30 minutos verifiquem se está cozido com um palito.


 


Ganache de Chocolate Branco


 


Aquecem as natas até quase levantarem fervura, retirem do lume, adicionem o chocolate cortado em pedacinhos pequeninos e mexam para que o chocolate derreta, coloquem no frio para ganhar consistência.


 


Montagem


 


Depois do bolo esfriar, retirem-no da forma, adicionem uma camada de ganache que deve ficar com o efeito escorrido, depois adicionem o líquido do doce de morango, que também deve estar frio. Decorem a gosto. Eu adicionei chantilly no buraco do bolo, cobri com morangos e framboesas frescas e raspas de chocolate de leite.


 


Experimentem… 


 


 


domingo, 26 de janeiro de 2014

Brioche

Ingredientes – todos eles devem estar à temperatura ambiente


 



500 gr de farinha sem fermento


15 gr de levedura fresca


1 Colher de chá cheia de sal4 Ovos


75 gr de açúcar


75 ml de leite


150 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente


 


1 Gema de ovo diluída em 1 colher de sopa de leite para pincelar


 


Preparação


 


Para esta receita aconselho que usei uma batedeira com taça e que possa ficar a trabalhar sozinha. E caso a taça seja pequena, na atura em que tem de ir para o frigorífico, transfiram a massa para uma taça maior.


 


Comecei por preparar o fermento, retirem 2 colheres de sopa de leite à medida inicial amornem um pouco juntem a levedura fresca, diluam bem, retirem cerca de 3 colheres de sopa de farinha à medida inicial, adicionem ao preparado anterior, mexam bem, cubram com pelicula aderente e deixem repousar cerca 15 a 30 minutos, até dobrar de volume. Para mim o melhor sítio cá em casa, é acender a luz (só a luz) e colocar lá dentro o que se quiser levedar.


 


Quando o fermento dobrar de volume está na altura de preparar a nossa massa. Coloquem a farinha, o açúcar e o sal na taça da batedeira, que deve ter o gancho de massas colocado, façam uma covinha e adicionem os ovos (batam-nos primeiro com um garfo para juntar as gemas às claras), o leite e o fermento que estiveram a preparar. Batam à velocidade 2 pelo menos 10 minutos.


 


Depois de bem envolvidos todos os ingredientes, juntem a manteiga, que deve estar cortada em pedaços pequenos, e batam à velocidade 2 cerca de 5 minutos e mudem para a velocidade 3, deixem bater até a massa começar a descolar das paredes da taça, cerca de 15 minutos.


 


Coloquem a taça, coberta com pelicula aderente, no mesmo sítio que colocaram o fermento para levedar, e deixem ficar cerca de 1h30 m. Passado este tempo, retirem, mexam a massa com as mãos para lhe retirar o ar, levantei a massa no ar e deixem-na cair na taça, e a melhor forma.


 


Cubram novamente com película aderente e deixem no frigorífico por 6 horas no mínimo, a massa vai crescer lentamente.


Tirem a massa do frio, mexam-na novamente para tirar o ar, untem muito bem uma forma com manteiga, passem-na por farinha e adicionem a massa do brioche. Coloquem-na num sítio sem correntes de ar de deixem que cresça até ao bordo da forma, pincelem com a gema de ovo e coloquem no forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 minutos, verifiquem com um palito.


 


Podem frazer brioches mais pequeninos e adicionar pepitas de chocolate, a vossa imaginação é que manda


 


Experimentem… 


 


 


sábado, 25 de janeiro de 2014

Spaghetti a Bolognese da Ju

 


Esta é daquelas receitas que quase todos nós gostamos, principalmente a pequenada, não posso dizer que é a melhor do mundo, mas para mim é a melhor que alguma vez provei. Em 40 minutos temos um prato que vai surpreender, pois apesar de simples tem ingredientes que vão fazer toda a diferença.


 


Ingredientes



 


400 gr de massa esparguete Caçarola


 


600 gr de carne de vaca picada, eu usei pá, peçam no talho para picar duas vezes


2 Colheres de sopa de margarina


 


400 gr de tomate maduro, pelado e sem sementes*, cortado em cubos, eu usei frescos, mas podem usar em lata


1 Cebola pequena picadinha


1 Dente de alho picadinho


½ Colher de chá de pimenta preta


1 Colher de sopa de orégãos secos, só as folhas,


2 Colheres de sopa de polpa de tomate


2 Colheres de sopa de açúcar


4 Colheres de sopa de azeite


1 Raminho de salsa picada


1 Copo pequeno de natas (meio pacote dos pequenos)


4 Folhas grandes de manjericão fresco + um raminho para enfeitar


1 Copo pequeno de vinho branco


Sal q.b.


 


1 Chávena de chá de queijo ralado Grana Padano


 


Preparação


 


Massa que se deve fazer ao mesmo tempo que se faz o molho de tomate


 


Cozer a massa al dente em bastante água temperada com sal e um fio de azeite, isto impede a massa de colar. Escorrer mas reservar a água.


 


Molho de tomate


 


Colocar a cebola com o azeite numa panela e deixar refogar um pouco, adicionar o alho, a pimenta preta, o tomate e deixar cozinhar com tampa durante 15 minutos. Após este tempo adicionar o açúcar, a polpa de tomate, um pouco da água da cozedura da massa (1 concha de sopa) retificar o sal e deixar cozinhar até que praticamente toda a água tenha evaporado. Adicionar as natas mexer e deixar engrossar um pouco (1-2 minutos).


 


Retirar do lume e passar tudo com a varinha mágica. Adicionar os orégãos e as folhas de manjericão (amachucadas pelas mãos para libertar os aromas).


 


Carne


 


Aquecer bem uma frigideira, e só depois adicionar a margarina colocar de imediato a carne e deixar fritar, com o cuidado de ir mexendo para uniformizar a cozedura, a carne vai começando a libertar água, por isso tem que ser cozinhada até essa água evaporar, nesta altura adicionar o vinho branco temperar com sal e deixar que o álcool se evapore.


 


Adicionar o molho de tomate e envolver com a carne, se começar a ficar um molho muito grosso adicionar um pouco de água da cozedura da massa.


 


Montagem


 


Numa travessa de servir colocar a massa e cobrir com o preparado de carne anterior, adicionar o queijo ralado e decorar com um raminho de manjericão.


 


*Nota, para pelar facilmente os tomates façam um corte em cruz na parte oposta a da rama, deitem água a ferver sobre eles, que devem estar num alguidar, esperem um pouco, escorram água para não se queimarem e pelem-nos.


 


Experimentem… 

Buttermilk e Sour Cream Onde encontrar

Felizmente os nossos hiper e supermercados começam a ter nas suas prateleiras produtos tão desejados.


 


É o caso do Buttermilk e do Sour Cream (natas azedas).


 


Estes foram ambos comprados no Jumbo, o Buttermilk do lado direito da imagem encontra-se na zona de produtos biológicos, e o Sour Cream está junto com as natas frescas normais.


 


Sei que no El corte inglês também existe o Buttermilk, aliás era lá que eu o comprava, quanto ao Sour Cream não sei se vendem, mas da próxima vez que passar por lá digo-vos alguma coisa.


 


Agora já podem fazer deliciosas panquecas, e bolos de chocolate de comer e chorar por mais{#emotions_dlg.blink}


 


 


Empada de Frango

Tinha visto o Gary's do Masterchef Australiano preparar esta massa de empadas, e pelo aspecto tinha mesmo que experimentar, mas agora não é só pelo aspecto, mas também pelo sabor.


 


A massa é deliciosa, e o melhor super fácil de fazer eu apenas retirei um pouco de manteiga e adicionem um pouco mais de sour cream.


 


Ingredientes



 


Massa


 


250 gr de farinha sem fermento


150 gr de manteiga fria sem sal cortada em pequenos pedaços


1 Embalagem de sour cream (natas azedas)


Sal q.b.


 


Recheio


 


5 Pernas e coxas de frango desossadas


1 Cebola média picadinha


2 Dentes de alho picadinho


2 Chávenas de cenoura cortada em cubos


1 Colher de café de pimenta de cayenne


½ Colher de chá de pimenta preta


2 Folhas de louro


2 Colheres de sopa de polpa de tomate


4 Colheres de sopa de azeite


1 Raminho de salso picado


1 Copo pequeno de vinho branco


Água q.b.


Sal q.b.


 


1 Gema de ovo batida com uma colher de sopa de água para pincelar a massa.


 


Preparação


 


Massa


 


Na batedeira colocar o gancho para massas, adicionar a farinha, o sal e a manteiga, bater até obtermos um preparado “tipo migalhas de pão”, adicionar o sour cream e bater até obtermos uma massa lisa.


 


Retirar da batedeira, envolver em pelicula aderente e deixar repousar no frigorífico no mínimo 20 minutos.


 


Recheio


 


Colocar a cebola com o azeite numa panela e deixar refogar um pouco, adicionar o alho, o louro, a cenoura. Adicionar o frango e deixar cozinhar um pouco em lume brando (5 minutos), tendo o cuidado de verificar que a cebola ou os outros ingredientes não queimam, caso isso comece a verificar-se adicionar um pouco de água.


 


Temperar agora com a pimenta preta, a pimenta de cayenne, o sal, a polpa de tomate, adicionar água quente até cobrir o frango de deixar cozinhar, tapado, em lume brando cerca de 30 minutos. Ao fim deste tempo retirar a tampa, adicionar o vinho branco, a salsa e deixar cozinhar em lume forte até reduzir parte da água.


 


Nesta altura o frango deve estar tão tenro que se desfaz facilmente com uma colher, desfaçam então o frango em pedaços grandinhos e retirem as folhas de louro.


 


Montagem


 


Ligar o forno a 200 graus.


 


Retirem a massa do frio, retirem a pelicula e dividam em duas partes, uma maior e outra menor. Salpiquem uma bancada com farinha e com a ajuda do rolo estendam a massa em círculo (procedam da mesma forma para os dois pedaços de massa).


 


Untem uma forma redonda, convém que seja com aro de abertura, com manteiga e adicionem o círculo maior por forma a forrar o fundo e as paredes da forma. Adicionem o recheio, molhem o bordo da massa que vai servir de tampa com água (molhar o bordo que vai estar em contacto com a massa que está com o recheio, isto vai permitir a colagem entre as duas massas) e tapem o recheio com ela, façam umas dobras com as duas massas, pincelem com gema de ovo, previamente batida com 1 colher de sopa de água, façam uns cortes na massa para o vapor sair, e vai ao forno cerca de 30 minutos, ou até ficar douradinha.


 


Experimentem… 


 


 


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Noodles com Camarão e Vegetais


Ingredientes


 


 


1 Chávena de raminhos de brócolos


1 Chávena de cenoura cortada às rodelas


1 Chávena de cogumelos brancos pequenos (frescos)


1 Chávena de camarão descascado cru


3 Pacotes individuais de noodles


2 Colheres de sopa de molho de ostra


1 Colher de sopa de molho de soja


3 Colheres de sopa de óleo vegetal


Sal q.b.


 


Preparação


Preparar os legumes, cortar a cenoura às rodelas, separar os raminhos dos brócolos, e aproveitar as folhas dos brócolos.


Colocar uma panela com água ao lume, temperar com pouco sal, e quando começar a ferver adicionar os legumes pela seguinte ordem: 1º os as folhas de brócolos, 2 minutos depois as cenoura, passados 2 minutos os raminhos de brócolos e por fim deixar cozinhar mais 2 minutos.Escorrer e passar por água fria, isto para manter a cor verde dos brócolos


 


Colocar os noodles numa taça, adicionar água a ferver, mexer com um garfo e ao fim de 4 minutos estão prontos, escorrer e reservar.


 


Colocar a Wook ao lume, ou uma frigideira larga, quando estiver bem quente colocar o óleo, adicionar os cogumelos, deixar cozinhar um pouco, adicionar os camarões, assim que começarem a corar adicionar os legumes, adicionar o molho de soja e o de ostra, verificar se necessita de sal e por fim adicionar os noodles, envolver deixar aquecer um pouco e servir.


 


Experimentem… 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Creme de Couve-flour e Alho Francês

Ingredientes



 


 


1 Couve-flor branca grande


1 Couve coração pequena


1 Batata média


2 Alhos franceses grandes


4 Colheres de sopa de azeite aromatizado com alho (eu tenho vários azeites aromatizados, aproveitem as garrafas de vidro do vinagre, enchem-nas com azeite normal e coloquem dentro alho, tomiho, alecrim, assim conseguem azeites aromatizados)


Sal q.b.


Água quente q.b.


200 gr de presento cortado em tirinhas finas


Creme fraiche, opcional para colocar uma colher de sopa em cada tigela


 


Preparação


 


Preparar os legumes cortados em pedaços pequenos, o alho francês deve ser cortado em juliana na diagonal, numa panela colocar o azeite aquecer e adicionar os legumes, exceto o alho francês.


 


Deixar refogar com a tampa colocada por 5 minutos, adicionar a água só até cobrir os legumes, temperar com o sal. Deixar cozinhar em lume brando, mas sempre a fervilhar, com a tampa colocada até os legumes ficarem tenros. Desligar e triturar bem com a varinha mágica.


 


Entretanto coze-se o alho francês por cerca de 2 minutos em água a ferver, mas não a temperem com sal, isto porque vamos juntar ao presunto na sopa e este vai contribuir com o sal para o alho francês.


 


Numa frigideira bem quente, alourar o presunto até ficar crocante.


 


Na altura de servir, colocar o creme de couve-flor numa tijela, adicionar uma colher de creme fraiche (opcional), colocar o alho francês e umas tirinhas de presunto.


 


Sirvam quentinha…


 


Experimentem… 

Carré de Porco Tropical

Ingredientes



 


 1 Carré de porco com cerca de 1kg (podem usar lombo de porco 700gr)


2 Colheres de sopa de mostarda de ananás Casa da Prisca (ou usem da normal)


1 Raminho de tomilho limão fresco


2 Colheres de sopa de tomilho limão seco


1 Raminho de hortelã ananás


Sumo e raspa de 2 limas


2 Colheres de sopa de banha


2 Colheres de sopa de margarina líquida


1 Copo de vinho branco


Sal q.b.


 


Preparação


 


Fazer uns golpes no carré e colocar num tabuleiro de forno.


 


Numa tigela colocar todos os ingredientes, exceto o sal e o vinho a banha e a margarina, misturar e verter a marinada no carré e colocando parte dela nos cortes que foram feitos. Tapar com película aderente e deixar marinar de um dia para o outro.


 


Pré-aquecer o forno a 200 graus, retirar a película, temperar com o sal e esfregar com a margarina e a banha, levar a assar cerca de 50 minutos, porém quando a assadeira começar a ficar sem molho, adicionar o vinho, mais ou menos 25 minutos após entrar no forno.


 


Sirvam com o Arroz de Açafrão e Lima, e uma salada de alface temperada com azeite, sal e sumo de lima.


 


Experimentem… 

Cogumelos com Pasta de Caril Vermelha

Ingredientes



 


300 gr de cogumelos brancos frescos pequenos


1 Colher de chá de pasta de caril vermelha (nota é picante)


1 Cebola pequena picada


1 dl de azeite


Sal q.b.


 


Preparação


Limpar muito bem os cogumelos, com um pano seco, não se devem lavar os cogumelos.


 


Num tachinho colocar o azeite e a cebola, assim que ficar translúcida adicionar os cogumelos, e a pasta de caril, mexer, tapar e deixar cozinhar cerca de 5 minutos. Temperar com sal e deixa cozinhar mais 5 a 10 minutos até a água reduzir para metade.


 


Experimentem… 

Arroz de Açafrão e Lima

Ingredientes



 


2 Chávenas de arroz agulha Caçarola


1 Colher de chá de Açafrão das Índias


4 Chávenas de água


Sumo de 1 lima


Raspa de 1 lima


4 Colheres de sopa de azeite


Sal q.b.


 


Preparação


 


Numa panela colocar o azeite e o arroz e deixar fritar até o arroz começar a ficar esbranquiçado, adicionar o açafrão e a água, temperar com sal, e deixar cozer com tampa, quando quase toda a água estiver absorvida adicionar o sumo de 1 lima e mexer com o garfo.


 


Apagar o lume e deixar a panela tapada para que o arroz acabe de cozinhar.


 


Servir salpicado com a raspa de lima


 


Experimentem… 

Babá Napolitano ao Rum

 


Babá, faz-me lembrar férias, a única altura do ano em que não resisto aos babás vendidos numa gelataria Italiana em Santa Cruz, perto de Torres Vedras, e onde eu passo férias, como apenas 1 (às vezes dois) em todo o mês de Agosto, eles são deliciosos, mas extremamente calóricos.


 



Este é o bolo mais demorado que alguma vez fiz, são horas e horas de espera, mas que valem a pena pelo sabor único que nos oferece. Leiam muitobem a receita antes de a fazerem, pois têm que preparar algumas coisas com antecedência


 


 


 Ingredientes


Bolo


 


300 gr de farinha sem fermento


6 Ovos


1 Colher de chá mal cheia de sal marinho


20 gr de açucar RAR


1 Colher de sopa de água morna


7 gr de levedura fresca ou 3 da seca


100 gr de manteiga à temperatura ambiente


 


Preparação


 


Bolo


 


Colocar o açúcar, a farinha e os ovos no frigorífico de véspera, para que fiquem bem frios. Assim como o gancho (não o das massas, é o outro) da batedeira.


 


Preparar o fermento


 


Num recipiente colocar a levedura e misturar com a água até dissolver, adicionar 20 gr de farinha, (esta deve estar à temperatura ambiente) retirada das 300gr iniciais. Misturar bem, cobrir com pelicula aderente e colocar no forno apenas com a luz acesa durante cerca de meia hora.


 


Colocar na taça da batedeira a farinha e juntar o fermento, já lêvedo, num recipiente colocar os ovos, partir as gemas com um garfo e mexer juntamente com as claras. Ligar a batedeira, em velocidade média, e ir adicionando os ovos, adicionar por fim o açúcar. Deixar a bater entre 15 a 20 minutos, até que a massa se comece a soltar das laterais. Este processo permite que se desenvolva o glúten. A massa deve ficar bastante elástica.


 


Neste ponto mudar o gancho, para o gancho de massas, colocar o sal na manteiga, parti-la em cubos e ir adicionando à massa, só adicionar um novo pedaço quando o anterior estiver bem envolvido, esta operação demorará entre 15 a 20 minutos.


 


Raspar as paredes laterais da taça, cobrir com película aderente e colocar no forno, só com a luz acesa, durante 3 horas.


 


Passado este tempo, retirar a pelicula e adicionar a massa na forma, que deve ser de buraco e estar untada com manteiga e farinha, deixar levedar até atingir o bordo da forma.


Ligar o forno a 180 graus, deixar aquecer um pouco e colocar o bolo, que vai cozer cerca de 30 minutos, fazer o teste do palito.


 


Retirar e deixar arrefecer um pouco ainda na forma, desenformar e deixar arrefecer por completo.


 


Preparar a Calda (a calda deve ser preparada quando o bolo entra no forno)


 


1L de água


400 gr de açúcar RAR


200 ml de Rum (eu usei apenas 50 ml, isto porque temos crianças cá em casa, se quiserem podem não colocar e fazer apenas a calda de açúcar)


Casca de 1 laranja


Casca de 1 limão


 


Preparação


 


Levar todos os ingredientes ao lume, exceto o Rum, e deixar aquecer até dissolver o açúcar e começar a fervilhar. Desligar e adicionar o Rum. Reservar.


 


Finalização


 


400 ml de creme vegetal frio (eu usei creme vegetal da vaqueiro, mas apenas o consigo encontrar no Recheio ou na Makro, como muitos de vocês não têm acesso, usem natas normais que devem estar bem frias antes de serem batidas)


1 Colher de chá de extrato de baunilha, ou um saquinho de açúcar baunilhado


4 Colheres de sopa de açúcar em pó RAR


 


Preparar o Chantilly


 


Bater as natas até ficarem fofas, adicionar a baunilha e o açúcar, bater até ficarem bem espessas, colocar no frio durante 1 a 2 horas.


 


Montagem


 


Colocar o bolo, já frio, novamente na forma e verter a calda, que deve estar morna, deixar embeber cerca de 5 minutos, desenformar para o prato de servir, deixar esfriar um pouco, preencher o buraco com chantilly, aplicar mais à volta do bolo, decorar com morangos ou outra fruta que queiram, colocar no frio pelo menos 1 hora, e servir


 


 



Experimentem… 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Arroz de Couve Portuguesa

Este é provavelmente o meu arroz preferido, ideal para acompanhar peixe frito.


 


 


Ingredientes



 


1 Chávena de arroz carolino Caçarola


1 Couve portuguesa pequena ripada


3 Chávenas de água


1 Cebola pequena picadinha


1 Dente de alho picadinho


1 Folha de louro


1 Raminho de salsa


3 Colheres de sopa de azeite


Sal q.b.


 


Preparação


 


Colocar a cebola picadinha numa panela com o azeite e deixar refogar em lume brando, quando começar a ficar esbranquiçada colocar o alho, a salsa e o louro, deixar refogar um pouco, adicionar a couve e o arroz. Deixar cozinhar 1 minuto mexendo para que não agarre ao fundo. Adicionar apenas 2 chávenas de água, que deve estar quente, e temperar com sal.


 


Tapar e deixar cozinhar até absorver a água em lume brando. De vez em quando mexer.


 


Na altura de servir, retirar o louro e a salsa, levar ao lume, adicionar 1 chávena mal cheia de água quente, mexer e servir de imediato


 


Experimentem… 

Bolo de Chocolate Especial

Este é sem dúvida o melhor bolo de chocolate que alguma vez fiz, húmido, fofo, com um sabor delicioso e que deixa miúdos e graúdos a lamber os dedos


 


Ingredientes 



 


220 gr de farinha para bolos


180 gr de açúcar amarelo RAR


90 gr de cacau em pó150 gr de açúcar branco RAR


250 ml de Buttermilk (ver nota final da receita)


200 ml de café forte


125 gr de margarina para bolos derretida (podem usar a normal)


2 Ovos L à temperatura ambiente


2 Colheres de chá de bicarbonato


1 Colher de chá de sal


1 Colher de chá de fermento


1 Colher de chá de extrato natural de baunilha, ou um saquinho de açúcar baunilhado


 


Preparação


 


Ligar o forno a 180 graus, untar uma forma de 24 cm de diâmetro com manteiga e farinha.


 


Numa taça juntar o açúcar, a farinha, o sal, o bicarbonato, o fermento, o cacau em pó e caso usem o açúcar baunilhado adicionar agora também, peneirar todos os ingredientes e misturar na batedeira, em baixa velocidade, durante 3 minutos.


 


Noutra taça juntar os ovos, a margarina derretida que deve estar morna, o buttermilk, e o extrato de baunilha caso o usem.


 


Juntar o preparado dos ovos em fio ao da farinha e açúcar, batendo em baixa velocidade, adicionar também o café que deve estar morno, e bater tudo em baixa velocidade durante 2 minutos.


 


Colocar na forma e levar ao forno durante 35 a 40 minutos, aos 30 verificar com um palito.


 


Retirar e deixar arrefecer na forma durante pelo menos 30 minutos.


 


Eu recheei com creme de leite, mas podem rechear com chantilly, doce de frutos vermelhos, ou deixar simples.


 


A cobertura é de ganache de chocolate, 200 gr de chocolate de culinária e 300 ml de natas vegetais, levar uma panela com água ao lume, noutra taça colocar o chocolate em pedacinhos, juntar as natas e levar a derreter em banho-maria. Deixar arrefecer um pouco e cobrir o bolo.


 


Nota: Buttermilk, caso não encontrem, eu compro no el corte inglês, adicionem a 200 ml de leite gordo, à temperatura ambiente, 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco e deixem talhar, cerca de 10 minutos.


 


Experimentem… 


 


E espreitem http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.pt/2014/01/o-blog-faz-1-ano-comemoramos-com-um.html, pois o ingrediente preferido da Maria João é o Chocolate, e lá irão encontra receitas deliciosas

domingo, 19 de janeiro de 2014

Panquecas de Iogurte Grego e Mel


Ingredientes


 


 10 Colheres de sopa de farinha com fermento


4 Colheres de sopa de açúcar


1 Colher de sopa bem cheia de mel


5 Colheres de sopa de sopa de iogurte grego sem açúcar


3 Colheres de sopa de leite morno


1 Colher de chá de extrato de baunilha


2 Ovos


1 Pitada de bicarbonato


 


Preparação


 


Bater, na batedeira, os ovos como açúcar até obter um preparado fofo, juntar o iogurte, o mel, o leite e a baunilha, bater mais um pouco, adicionar a farinha peneirada com o bicarbonato, e envolver sem bater.


 


Aquecer uma frigideira em lume brando e “untá-la” com uma colher de sopa de óleo, com um papel de cozinha retirar o excesso de óleo, só se faz isto ao início.


 


Com a ajuda de uma concha da sopa adicionar colheradas, quando começarem a ver buraquinhos virem, deixem ficar cerca de 30 segundos e estão prontas.


 


Sirvam com açúcar em pó ou com um doce de que gostem, eu prefiro só com o açúcar e pouco.


 


Experimentem… 

sábado, 18 de janeiro de 2014

Hamburgueres


Ingredientes


 


500 gr de carne de vaca picada, eu uso rabadilha ou pojadouro


50 gr de paiola alentejana, ou chouriço


100 gr de queijo da ilha, ou outro queijo a gosto


1 Colher de chá de pimenta preta


Flor de sal q.b.


 


Preparação


Picar a paiola, o queijo, a pimenta e a flor de sal, num processador de alimentos, juntar este preparado à carne picada.


 


Colocar uma folha de papel vegetal em cima da bancada, fazer 6 a 7 bolinhas, colocar em cima do papel vegetal, dobrar a folha e calcar as bolas de carne para fazer hambúrgueres.


 


Grelhar, e depois servir com os molhos que mais gostarem e com a guarnição que desejarem. Eu coloquei ovo estrelado, alface, queijo cheddar e chutney de cebola rocha. Acompanhei com batatinhas fritas às rodelas com casca.


 


Experimentem… 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Frango Assado Recheado

O segredo está no recheio 



 


Ingredientes


 


1 Frango inteiro


1 Chávena de pão esfarelado (de preferência com alguns dias)


1 Colher de sopa de tomilho limão


1 Colher de sopa alecrim


1 Colher de sopa de sal


1 Raminho de salsa


3 Colheres de sopa de azeite


Sumo de 1 limão pequeno


2 Colheres de sopa de manteiga derretida, ou margarina liquida.


Flor de sal q.b.


 


Preparação


 


Liga-se o forno a 220 graus.


 


Prepara-se o frango, se não o fizeram no talho, ou seja, retiram-se as pontas das asas e das pernas e a gordura que esteja em excesso.


 


Colocam-se todos os ingredientes numa tigela, excepto a manteiga, e mistura-se bem, recheia-se o frango com este preparado, fecha-se a abertura do frango, sobrepondo-se as pernas e prende-se com uns palitos.


 


Pincela-se o frango com a manteiga e a flor de sal, coloca-se no forno durante 40 a 50 minutos, ou até ficar bem coradinho e assado.


 


O recheio vai absorver os sucos que se vão libertando, e ajuda-os a fiarem no interior do frango, isto vai permitir que a carne fique mais saborosa e tenra, eu por norma não como o recheio, porque os sabores ficam muito concentrados.


 


Experimentem…