quarta-feira, 16 de abril de 2014

Folar doce - Páscoa

Aprendi a fazer massas levedas, (pães, folares, bolas..) á custa de muitos desastres, ora era a massa que não levedava, ora era o pão que ficava duro, em fim um cem número de incidentes que me ensinaram muito. Hoje consigo fazer massas que levedam, pães que ficam deliciosos, bolas fofas e pela primeira vez na vida aventurei-me nos folares e não é que ficaram lindos e bons! Acho que esta passou a ser a minha massa de eleição, a combinação da canela, baunilha e laranja são a chave para um sabor tão delicado.


 


 



 


Ingredientes


 


 


1 kg de farinha trigo sem fermento + 1 chávena


25 gr de fermento de padeiro podem comprá-lo em qualquer supermercado


Água tépida q.b.


1 Colher de sobremesa de sal


1 Chávena e meia de açúcar


1 Chávena e meia de leite


1 Chávena de margarina


4 Ovos M


1 Colher de sobremesa de canela


1 Pau de canela


1 Vagem de baunilha


1 Colher de sopa de aguardente


1 Colher de sopa de raspa de limão


2 Colheres de sopa de raspa de laranja


 


Ovos cozidos


 


1 Gema de ovos batida numa colher de sopa de água para pincelar


 


Preparação


 


Nota – o fermento deve ser preparado de véspera, seguindo as indicações excepto a parte de cobrir com a película e colocar num sítio quente, em vez disso, deixar numa taça larga e alta na bancada da cozinha da noite para a manhã seguinte.


 


Começamos por fazer o fermento, desfaz-se o fermento de padeiro em 5-6 colheres de sopa de água tépida, a água não pode estar quente, o fermento é um organismo vivo se lhe adicionarmos água quente estamos a condená-lo à morte, este é um erro muito comum e depois as massas não levedam, juntar chávena de farinha e envolver bem, tem de ficar com uma consistência pastosa por isso se necessitar coloquem mais água. Cobrimos com pelicula aderente e colocamos a “inchar” num local quentinho, eu coloco no forno apenas com a luz acesa. Passado 30-45 minutos retiramos com cuidado.


 


Cozemos os ovos da seguinte maneira, para os mais escuros 1 cerveja preta 1 colher de sopa de vinagre e 1 pitada de sal, cozemos por 15 minutos e deixamos arrefecer os ovos na água, para os vermelhos eu usei amoras, agua, sal e vinagre mas fica mais barato comprarem corante, coloquem o corante da cor que desejarem adicionem o sal e o vinagre e depois de 15 minutos a cozerem deixem os ovos arrefecer por completo na água.


 


Levamos o leite ao lume, adicionamos a raspa da laranja, a raspa do limão, a canela em pó e o pau de canela, a vagem de baunilha – nota abrir a vagem no sentido longitudinal retirar as sementes e adicioná-las também ao leite, deixamos aquecer bem mas sem ferver e vamos mexendo. Retiramos depois a vagem e o pau de canela e deixamos a arrefecer.


 


Derretemos a margarina no micro-ondas e deixamos arrefecer.


 


Colocamos a farinha na batedeira com o gancho da massa e abrimos uma covinha, adicionamos o fermento e ligamos a máquina no mínimo, vamos adicionando os ovos um a um, quando os ovos estiverem bem envolvidos adicionamos o açúcar, a aguardente e o preparado do leite aos poucos, aumentamos a velocidade da máquina e deixamos a bater por 5-6 minutos, ou até a massa ter uma consistência lisa e elástica.


 


Polvilhamos um alguidar com farinha, colocamos a massa polvilhamos com farinha e tapamos o alguidar, não a massa, com um pano e colocamos a levedar num sítio quente, forno com luz acesa, até dobrar de volume, a mim demorou cerca hora e meia.


 


Vamos agora tender


 


Polvilhamos muito bem a bancada com farinha e as mãos, dividimos a massa em pedaços do tamanho que desejarem, polvilhem-na com farinha para não se colar e tendam a massa nos formatos que mais gostarem, eu fiz em rosca e um dito tradicional.


 


A rosca faz-se da seguinte forma:


 1º Esticamos a massa, fazendo-a rolar sobre as mãos


 



 


 2º Dobramos a massa ao meio     3º vamos fazendo uma trança


 



 


 


Nota: A trança é apenas para vocês verem o aspecto, tem que ficar mais juntinha, não deixem um buraco tão grande


 


Coloquem uma folha de papel vegetal e polvilhem bem com farinha, coloquem os vossos folares, pincelem-nos com a gema de ovo e se quiserem coloquem-lhe decorações, eu usei pepitas de chocolate, perolas e uns rolinhos coloridos. Levem novamente ao forno apenas com a luz acesa para levedar. Cerca de 40 minutos, até dobrar o volume.


 


Retirem o tabuleiro com cuidado, não façam movimentos bruscos, não deixem que haja correntes de ar, as massas que tem de levedar têm de ser tratadas como bebés, e aqueçam o forno a 200 graus.


 


Antes de colocarem os folares no forno adicionem os ovos cozidos, carregando ligeiramente contra a massa, levem a cozer cerca de 20-30 minutos, façam o teste do palito, os folares estão cozidos quando batidos por baixo emitirem um som oco, o mesmo acontece no pão.


 


E agora o mais importante: “Tenham uma Páscoa Santa" junto dos que vos fazem felizes e com uma mesa cheia de coisinhas deliciosas”


 



Experimentem…

Sem comentários:

Enviar um comentário