domingo, 6 de abril de 2014

Bolo de Bolacha e Pudim com Ganache de Chocolate

A ideia deste bolo surgiu quando andava a espreitar o blog Kanela y Limon, onde vi um "bolo" diferente. Este bolo é ideal para surpreender os amigos, que quando cortam a primeira fatia se apercebem que não é nada do que estavam à espera, além disso é uma sobremesa para os dias mais quentes que teimam em não aparecer.


 


 


 


Ingredientes



 


1 Embalagem de pudim de chocolate Condi


1 Embalagem de pudim flã Condi


1 Tablete de chocolate para culinária Pantagruel


150 ml de natas


1 Pacote e meio de bolachas torradas


250 ml de café forte


1 litro de leite


 


 


 


Preparação


 


Passar por água uma forma quadrada de 20x20cm e forrá-la com pelicula aderente (a passagem da forma por água facilita a colocação da pelicula e posteriormente para a tirar da forma), colocar 2 camadas de bolachas ligeiramente afastadas da borda da forma, salpica-las com metade do café.


 


Preparar o pudim flã com metade do leite e seguindo as indicações da embalagem. Deixar verter um pouco e verter o pudim no preparado das bolachas. Deixar criar película.


 


Fazer novamente 2 camadas de bolachas salpica-las com o restante café, preparar o pudim de chocolate com o restante leite e seguindo as instruções das embalagem, deixar arrefecer e verter o preparado na forma, cobrir com papel de alumínio e levar ao frio 4-5 horas, o melhor é ficar da noite para o dia seguinte.


 


Aquecer as natas, adicionar o chocolate partido em pedaços, mexer bem até dissolver completamente o chocolate, levar ao micro-ondas por períodos de 30 segundos, mexendo sempre entre casa período, até engrossar um pouco. Deixar arrefecer até ficar um creme ligeiramente espesso, para se poder barrar o “bolo”


 


Retirar do frio, virar a forma para um prato de servir e ir levantando a forma, quando desprender retirar a película do “bolo”.


 


Cobrir com o ganache de chocolate e enfeitar a gosto. Eu derreti chocolate branco, coloquei dentro de um saco, fiz um buraquinho com um palito na ponta do saco e desenhei linhas ao longo do “bolo”, depois passei o palito pelas linhas, uma vez para um lado, outra vez para o outro, para criar aquele efeito.


 



 


Experimentem

2 comentários: