quinta-feira, 27 de março de 2014

Borrego Estufado com Cebolinhas e Cogumelos e Puré de alecrim

Borrego e cabrito são as carnes que mais aprecio e este estufado foi elogiado pelo marido, que é dificil de convencer, por isso estou certa que também vou aprovar.


 


Ingredientes para 4 pessoas


 


Para o Estufado de Borrego



 


1 Perna de borrego sem osos e limpa de gorduras, cortada em pequenos cubos


300 gr de cogumelos brancos frescos


1 Malagueta vermelha


1 Colher de sopa de folhas de tomilho seco


1 Folha de louro


2 Dentes de alho esmagados


12 Cebolinhas pequeninas


200 ml de vinho tinto, nunca se esqueçam o vinho que colocam na comida tem de ser um vinho que também bebam


4 Colheres de sopa de azeite


1 Raminho de salsa picado grosseiramente


Sal q.b.


Pimenta preta q.b.


 


Para o puré


 


Batatas para cozer, não defino peso pois vocês melhor que ninguém sabem a quantidade que comem em casa


Sal q.b.


Leite gordo q.b.


Manteiga sem sal q.b.


2 Colheres de sopa de alecrim seco


 


Preparação


 


Estufado de Borrego


 


Numa panela coloquem o azeite e quando este estiver quente adicionem o borrego, deixem saltear mexendo de vez em quando, adicionem agora o alho, a malagueta cortada e sem sementes, o louro, os cogumelos inteiros, as cebolinhas inteiras, temperem com sal e a pimenta, adicionem o vinhos e deixem ferver um pouco para o álcool evaporar, tapem e deixem cozinhar em lume brando cerca de 30 minutos, ou o tempo necessário para a carne ficar tenra, levantem a tampa salpiquem com a salsa e misturem, voltem a tapar a panela para que o sabor da salsa passe para a carne, cerca de 2 minutos. Retirem o louro e sirvam com o puré, ou outro acompanhamento que desejarem.


 


Puré


 


Lavem as batatas, descasquem-nas, voltem a lavá-las, cortem-nas às rodelas para que cozam mais rápido, coloquem-nas numa panela com água e sal e deixem cozer, quando estiverem cozidas escorram-nas bem.


 


Agora deixo ao vosso critério, eu esmago as batatas com um esmagador, apesar de ter um passe-vite, pois para mim é assim que o puré deve ser feito, mas se preferirem usem o passe-vite.


 


Depois das batatas esmagadas adicionem a manteiga, um bom puré leva umas boas colheradas de manteiga, mexam para envolver bem, aqueçam o leite, o que acharem suficiente para que não fique um puré demasiado líquido, juntamente com o alecrim, mas sem ferver.


 


Coem o leite para retirar as folhas, adicionem aos poucos às batatas mexendo para que seja absorvido, provem para ver se precisa ou não de sal.


 


Sirvam quentinho


 


Experimentem…

Sem comentários:

Enviar um comentário