domingo, 16 de março de 2014

Arroz de Polvo

Feito com o maravilhoso polvo que os pescadores de peniche apanham e me levam aos sábados sempre fresquinho, limpinho e batido contra as rochas, desculpem a brutalidade, mas para ficar tenro ele tem que levar umas pancadinhas, ou então tem de ser congelado, este arroz é provavelmente o meu preferido...


 


Ingredientes para 4 pessoas



 


1 Polvo médio cozido


1 Chávena e meia de arroz agulha Caçarola


Meio chouriço cortado em rodelas finas e sem a pele


1 Folha de louro


1 Cebola média bem picadinha


2 Dentes de alho bem picadinhos


2 Malaguetas pequenas cortadas em rodelas e sem sementes (opcional)


150 ml de vinho tinto à temperatura ambiente


4 Chávenas da água onde se cozeu o polvo


2 Colheres de sopa de azeite


Sal q.b.


Coentros picados q.b.


 


Preparação


 


Coloca-se o azeite, a cebola e o chouriço numa panela e deixa-se alourar, adiciona-se em seguida o alho, a folha de louro, a malagueta e o polvo cortado em pedaços médios, e deixa-se refogar um pouco.


 


Adiciona-se a água onde cozeu o polvo e deixa-se ferver cerca de 5 minutos. Retira-se uma chávena de caldo e reserva-se. Adiciona-se o arroz e o vinho, tempera-se com o sal e deixa-se levantar fervura. Quando não sentirmos o cheiro a álcool, do vinho, tapamos e baixamos para lume brando, de modo a que esteja sempre a fervilhar, deixa-mos cozer até toda a água estar absorvida.


 


Na altura de servir tiramos a folha de louro, aquecemos a chávena de caldo que reservámos, adicionamos ao arroz e salpicamos com coentros.


 


Experimentem…

Sem comentários:

Enviar um comentário