sábado, 22 de fevereiro de 2014

Doce Serradura

Há uns dias fui desfolhar o meu livro de receitas, onde ao longo destes anos eu fui escrevendo e guardando aquelas receitas de família. Esta receita é do restaurante que os meus pais tiveram e onde eu cresci e ganhei o gosto por cozinhar. Não sei se é a maneira correta de se fazer mas era como se fazia e como eu aprendi a fazer. Espero que gostem 


 


Ingredientes



 


 


2 Pacotes de natas frescas


20 Bolachas maria


5+4 Colheres de açúcar branco RAR


4 Ovos L


4 Colheres de sopa de leite


Amêndoa laminada para decorar


 


Preparação


 


Triturar bem as bolachas e reservem.


 


Batam as natas até ficarem bastante espessas. Separem as gemas das claras e batam estas, últimas em castelo, adicionem 5 colheres de açúcar e batam mais um pouco. Misturem as claras às natas, envolvam bem mas sem bater para as claras não perderem o ar.


 


Numa taça coloquem no fundo uma camada de bolacha, depois uma do preparado de natas, e assim sucessivamente, até que a última camada seja de natas.


 


Misturem as gemas com o leite e as 4 colheres de açúcar, levem a lume brando, mexendo sempre até ficar um creme ligeiramente espesso. Caso o creme talhe usem a varinha mágica (a que passa a sopa) e triturem o creme até que volte a ter um aspecto liso.


 


Deixem arrefecer e adicionem ao preparado das natas.


 


Coloquem as amêndoas numa frigideira antiaderente, levem ao lume até torrarem um pouco, mas só um pouco mesmo.


 


Salpiquem o doce e levem ao frio pelo menos 2 horas, o ideal é ficar de um dia para o outro para prender bem, ou de manhã para a noite.


 


Experimentem


 


 



 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário