terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Croquetes de Frango

Ingredientes


 


 


Cerca de 500 gr - de restos de carne já cozinhada, eu usei frango assado mas podem usar a que tiverem, caso não tenham e queiram fazer os croquetes, façam um refogado simples e cozam a carne da vossa preferência.


 


1 Cebola pequena



1 Raminho de salsa


2 Colheres de sopa de margarina


4 Colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento


200 ml de leite


1 Colher de café de pimenta branca


1 Gema de ovo + 2 colheres de sopa de leite


Pão ralado q.b.


Sal q.b.


 


Preparação


 


Desfiar a carne e coloca-la no processador de alimentos, ou numa picadora tipo 1,2,3, ou até mesmo com a varinha mágica, juntamente com a salsa e moer tudo muito bem.


 


Dissolver a farinha no leite e juntar a pimenta. Reservar.


 


Picar muito bem a cebola e colocá-la a refogar com a manteiga, num tachinho, quando começar a ficar coradinha colocar a carne moída, mexer bem e deixar “fritar” um pouco. Adicionar o preparado do leite, retificar o sal, se necessário, e mexer, quando se começar a ver o fundo do tacho e a formar-se uma bola, desliga-se.


 


Este preparado tem que ficar frio para se poderem fazer os croquetes. Para acelerar o processo coloquem dentro de um saco, espalmem bem e coloquem no congelador. Ao fim de 10-15 minutos o preparado está completamente frio.


 


Vamos agora fazer os croquetes.


 


Coloquem pão ralado numa travessa, batam a gema de ovo com o leite.


Agora pequem num pouco de massa e rolem-na pela mão, formando canudos, que podem ser do tamanho que desejarem, os pequenos são ótimos para festas. Passem os croquetes por pão ralado, ovo e novamente pão ralado. Coloquem-nos num tabuleiro forrado com papel vegeta. Repitam o processo até acabar a massa.


 


Fritem em óleo bem quente até ficarem douradinhos. Não necessitam de fritar muito tempo uma vez que a carne já está cozinhada.


 


Podem congelar, façam todo o processo anterior, menos fritar, claro, levem o tabuleiro com os croquetes ao congelador, quando tiverem congelados podem colocar os croquetes num saco que já não se vão deformar.


 


Experimentem…

2 comentários:

  1. Adoro croquetes e salgadinhos de frango. Parecem deliciosos:)

    ResponderEliminar
  2. Estavam muito bons, cremosos por dentro como um croquete de ve de ser, muito obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar