quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Croissants simples

Eu adoro croissants, mas não sou grande apreciadora dos franceses, eu gosto mais daqueles com massa tipo brioche, por isso hoje saiu isto.


 


Ingredientes para 20 croissants médios


Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente


 


800 gr de farinha trigo sem fermento



250 gr de açúcar RAR


250 gr de manteiga sem sal amolecida/ ou margarina


25 gr de fermento fresco de padeiro


4 Ovos M


100 ml de leite morno


1 Colher de chá cheia de sal


 


50 gr de manteiga derretida


 


2 Gemas de ovo batidas com 2 colheres de sopa de leite


 


Açúcar em pó RAR para polvilhar


 


Preparação


 


Comecem por preparar o fermento, juntem, numa tigela, o fermento fresco com 3 colheres de sopa de leite quente, que retiram à quantidade inicial, e 3 colheres de sopa de farinha, que retiram à quantidade inicial, mexam bem formem uma bola tapem com pelicula aderente e coloquem num local quente para levedar, por exemplo no forno com a luz ligada, durante 15 minutos.


 


Numa taça adicionem a restante farinha, o sal, o açúcar, o restante leite que deve estar morno e misturem tudo, com o gancho para massas a uma velocidade baixa, adicionem o fermento já lêvedo, quando estiver bem envolvido adicionem os ovos um a um, batendo sempre a uma baixa velocidade. Batam agora durante 4 minutos a uma velocidade média até tudo estar bem envolvido. Agora adiciona-se cubinhos de manteiga e bate-se a velocidade média, só adicionando o seguinte quando o anterior estiver bem envolvido.


 


Quando terminado, coloca-se tapado com pelicula aderente num local quente para levedar durante cerca de 3-4 horas, ou até dobrar de volume.


 


Retira-se para uma superfície enfarinhada divide— se em 2 partes iguais, e com o rolo da massa, também enfarinhado, estendem-se tiras com cerca de 15 cm de altura e 40 cm de comprimento, pincela-se a massa com a manteiga derretida, cortam-se triângulos com 8 centímetros de base e 15 de altura e façam um corte como indicado na figura, comecem a enrolar da base para o topo e unam as pontas, coloquem os croissants num tabuleiro bem enfarinhado, repitam o processo até terminarem a massa.


 



Coloquem os croissants num local quente até “incharem” cerca de 1 hora, mais ou menos. 


 


Pincelem com a gema de ovo batida com o leite e levem a cozer em forno pré-aquecido a 160 graus cerca de 10 minutos, façam o teste do palito, para não variar os meus precisaram de grill.


 


Retirem do forno e polvilhem com açúcar em pó.


 


Eu brinquem um pouco com a massa e fez esta roseta, procede-se do mesmo modo, mas eu dei um golpe em cruz e salpiquem com açucar.


 



 


 


Experimentem… 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário