segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Croissants de Fiambre e Queijo - Receita base para Croissants

 


Os croissants que compramos nas pastelarias são feitos com imensa manteiga, óleos ou margarinas. Por isso fazê-los em casa é uma opção mais saudável, e podemos recheá-los com o que mais gostarmos. São deliciosos...


 



Ingredientes para 12 croissants


 


300 gr de Farinha de trigo sem fermento


25 gr de fermento de padeiro


50 gr de manteiga amolecida sem sal


40 gr de açúcar


200 ml de leite tépido


1 Pitada de sal


 


Preparação


 


Desfaz-se o fermento de padeiro em 3 colheres de leite, que se retiram ao volume inicial, e junta-se 50 gr de farinha também retirada ao peso inicial, forma-se uma bola, coloca-se numa tijela, cobre-se com película aderente e coloca-se em sítio quente onde não haja correntes de ar para levedar, cerca de 15 minutos.


 


Já sabem que eu levedo tudo no forno, ligo a luz e deixo lá as massas a levedar.


 


No processador de alimentos colocar a lâmina de corte, adicionar a restante farinha, o sal, o açúcar e a bola do fermento, misturar e ir adicionando o leite até a massa começar a despegar das paredes, nota pode não ser necessário todo o leite. Quando começar a despegar adicionar o ovo batido e quando este estiver bem envolvido adicionar a manteiga, misturar tudo muito bem, retirar para uma taça, cobrir com película e colocar a levedar cerca de 1h30m, ou até dobrar de volume, tudo ira depender da temperatura.


 


Podem fazer na batedeira com as varas da massa, ou com o gancho os passos são os mesmos. Eu quando tenho de fazer pouca massa uso o processador de alimentos é mais rápido.


 


Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e dividi-la em dois pedaços iguais. Estende-se com a ajuda de um rolo, que também deve estar enfarinhado, deixando uma espessura de cerca de 0,5 cm. Cortam-se quadrados com cerca de 15x15 cm e enrolam-se a partir de um canto.


 


Colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e enfarinhado, e deixam-se “inchar” cercar de 30 minutos, pincelam-se com gema de ovo batida com uma colher de sopa de leite.


 


Levam-se ao forno pré-aquecido a 200 graus, cerca de 10 minutos, nota verificar com um palito pois esta massa coze muito rapidamente. Como sabem o meu forno só tem calor por baixo, por isso para corar tenho de ligar o grill.


 


Este é o processo-base, podem recheá-los com o que quiserem, no meu caso foi com fiambre e queijo e houve uns que fiz em forma de merenda, que é para as pestes levarem para os lanches, mas caso queiram rechear com algo doce, salpiquem o croissant com açúcar, amêndoas, ou chocolate.


 


Fica à vossa imaginação


 


Experimentem… 


 


 


Sem comentários:

Enviar um comentário