domingo, 2 de fevereiro de 2014

Biscoitos da Avó Bela

As minhas avós deixaram-me imensas recordações, mas as melhores foram passadas nas cozinhas, em que parte dos cozinhados ainda eram feitos em potes de ferro ao lume da lareira, ou nas casas do forno. Viviam ambas na mesma aldeia e cozinhavam ambas divinalmente, os bolos da Páscoa, os biscoitos, a feijoada, a sopa à lavrador, o pão cozido em forno de lenha, o cabrito assado com arroz de forno...e ficamos por aqui que eu já estou a salivar.


 


Nesta receita tentei recriar o sabor dos biscoitos da minha avó Isabel, a quem eu sempre chamei avó Bela, mas falta algo, faltam as mãos sabias de quem nunca usou medidas em que tudo era feito a olho, falta o sabor da lenha, falta tudo aquilo que transformaram estes biscoitos em recordações que irão perdurar para sempre... Mas mesmo faltando tudo isto estes biscoitos são também muito bons


 


Ingredientes


600 gr de farinha sem fermento



200 gr de açúcar, eu gosto deles com pouco açúcar mas podem por mais 50gr se gostarem deles docinhos


6 Ovos L


1 Chávena de azeite


1 Pacote de levedura de padeiro 5gr


1 Colher de chá de bicarbonato de sódio


3 Colheres de sopa de leite tépido


Farinha para polvilhar o tabuleiro


Preparação


 


Aqueçam o forno a 200 graus e deixem o tabuleiro lá dentro para que também fique quente.


 


Bater os ovos com o açúcar, o azeite e o leite, quando tudo estiver bem misturado adicionar a farinha, misturada com o fermento e o bicarbonato de sódio, aos poucos e mexer com uma colher de pau até tudo estar bem envolvido. A passa deve ficar grossa para que os biscoitos não fiquem espalmados, por isso se necessitarem coloquem mais farinha.


 


Retirar o tabuleiro do forno, colocar uma folha de papel vegetal e salpica-la com farinha. Com a ajuda de uma colher de sopa colocar montinhos, com cerca de 5 cm de diâmetro e 4 de altura, de massa no tabuleiro, salpicar a massa com açúcar e levar ao forno a cozer cerca de 8-10 minutos, verificar se estão cozidos com um palito. Como o meu forno só tem calor por baixo necessito de no fim ligar o grill para eles ficarem coradinhos. Se o vosso forno tiver calor por baixo e por cima os biscoitos vão ficar abertinhos e ainda mais lindos.


 


Experimentem… 

Sem comentários:

Enviar um comentário