quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Bacalhau Espiritual

Uma das mil e uma maneiras de comer bacalhau, esta foi feita com aproveitamentos que havia cá por casa, mas continua a ser uma refeição digna de festa.


 


Para quem me conhece bem, sabe que cá em casa quem escolhe a garrafeira sou eu, e apesar de o bacalhau dever ser acompanhado com vinho tinto, achei que não faria mal nenhum acompanhá-lo de um vinho verde branco, este é um vinho com pouco grau, com um sabor fresco e levemente gaseificado de seu nome Lencastre.


 


Ingredientes para 5 pessoas


 


350-400 gr de bacalhau



300 de miolo de pão branco, eu usei pão duro de Peniche,


que é um pão tipo alentejano, e usei também a côdea


250 ml de leite


600 gr de cenoura ralada


1 Cebola bem picadinha


4 Colheres de sopa de azeite


½ Colher de chá de pimenta branca


Sal q.b.


 


Molho bechamel grosso, cerca de 500 ml


½ Pacote de natas, cerca de 100 ml


 


Manteiga para untar um pirex


 


Preparação


 


Este prato foi preparado com postas de bacalhau assado que me tinham sobrado de um almoço e que eu congelei.


 


Façam um molho bechamel grosso. Pode ser de compra embora seja tão fácil de fazer que acho que todos podemos fazer em casa.


 


Molho Bechamel no micro-ondas esta é uma forma rápida de se fazer.


- 600 ml de leite


- 3 Colheres de sopa de manteiga


- 1 Pitada de sal


- Noz-moscada (eu não uso porque não gosto do sabor)


- 4 Colheres de sopa de farinha.


 


Adicionem todos os ingredientes num recipiente que possa ir ao micro-ondas, comecei por aquecer 2 minutos, quando parar mexam bem, aqueçam mais 2 minutos e mexam novamente, se ainda não tiver grosso aqueçam 1 minutos.


 


Comecei por cozer o bacalhau cerca de 8 minutos (postas altas), dependendo da altura das postas, também podem usar as partes menos nobres do bacalhau, como o rabo, as badanas e postas mais baixas.


 


Depois de cozido retirem a pele e as espinhas ao bacalhau e reservem a água da cozedura.


 


Desfaçam o pão e adicionem o leite que deve estar morno. Deixem ficar por 10 minutos.


 


Eu tenho um processador de alimentos pelo que se torna mais rápido ralar, cortar, picar etc. Caso não possuam têm que usar um ralador manual para ralar as cenouras. Pelem as cenouras e ralem-nas. Reservem


 


Passem o bacalhau pelo processador de alimentos com a lâmina de corte, para que fique bem desfeito, caso não tenham usei a picadora 1,2,3, a varinha mágica, ou como tradicionalmente se fazia coloquem o bacalhau dentro de um pano liso (tipo de lençol) e esfreguem bem. Reservem.


 


Numa panela, que deve ser grandinha para podermos mexer o preparado à vontade, coloquem a cebola bem picadinha com o azeite, deixem refogar um pouco, adicionem a cenoura e uma concha de água da cozedura do bacalhau, a pimenta branca, um pouco de sal, tapem e deixem cozinhar em lume brando cerca de 5 minutos. Adicionem o bacalhau, envolvam tudo adicionem o pão ligeiramente espremido e mexam até começarem a ver o fundo à panela. Retifiquem o sal se necessário.


 


Adicionem as natas ao molho bechamel, de compra ou o que fizeram.


 


Untem com manteiga um pirex, ou uma forma de cerâmica, ou outra que possa ir ao forno, até pode ser de barro, sem que seja de alumínio, adicionem metade do preparado do bacalhau, cubram 1/3 do molho bechamel, adicionem o restante preparado de bacalhau e cubram com o resto do molho bechamel.


 


Podem enriquecer este prato com 50gr de queijo ralado, que se coloca por cima da última camada do molho bechamel, embora originalmente não se use.


 


Sirvam acompanhado de uma salada, ou legumes cozidos ex: bróculos


 


 



Experimentem… 

Sem comentários:

Enviar um comentário