sábado, 25 de janeiro de 2014

Spaghetti a Bolognese da Ju

 


Esta é daquelas receitas que quase todos nós gostamos, principalmente a pequenada, não posso dizer que é a melhor do mundo, mas para mim é a melhor que alguma vez provei. Em 40 minutos temos um prato que vai surpreender, pois apesar de simples tem ingredientes que vão fazer toda a diferença.


 


Ingredientes



 


400 gr de massa esparguete Caçarola


 


600 gr de carne de vaca picada, eu usei pá, peçam no talho para picar duas vezes


2 Colheres de sopa de margarina


 


400 gr de tomate maduro, pelado e sem sementes*, cortado em cubos, eu usei frescos, mas podem usar em lata


1 Cebola pequena picadinha


1 Dente de alho picadinho


½ Colher de chá de pimenta preta


1 Colher de sopa de orégãos secos, só as folhas,


2 Colheres de sopa de polpa de tomate


2 Colheres de sopa de açúcar


4 Colheres de sopa de azeite


1 Raminho de salsa picada


1 Copo pequeno de natas (meio pacote dos pequenos)


4 Folhas grandes de manjericão fresco + um raminho para enfeitar


1 Copo pequeno de vinho branco


Sal q.b.


 


1 Chávena de chá de queijo ralado Grana Padano


 


Preparação


 


Massa que se deve fazer ao mesmo tempo que se faz o molho de tomate


 


Cozer a massa al dente em bastante água temperada com sal e um fio de azeite, isto impede a massa de colar. Escorrer mas reservar a água.


 


Molho de tomate


 


Colocar a cebola com o azeite numa panela e deixar refogar um pouco, adicionar o alho, a pimenta preta, o tomate e deixar cozinhar com tampa durante 15 minutos. Após este tempo adicionar o açúcar, a polpa de tomate, um pouco da água da cozedura da massa (1 concha de sopa) retificar o sal e deixar cozinhar até que praticamente toda a água tenha evaporado. Adicionar as natas mexer e deixar engrossar um pouco (1-2 minutos).


 


Retirar do lume e passar tudo com a varinha mágica. Adicionar os orégãos e as folhas de manjericão (amachucadas pelas mãos para libertar os aromas).


 


Carne


 


Aquecer bem uma frigideira, e só depois adicionar a margarina colocar de imediato a carne e deixar fritar, com o cuidado de ir mexendo para uniformizar a cozedura, a carne vai começando a libertar água, por isso tem que ser cozinhada até essa água evaporar, nesta altura adicionar o vinho branco temperar com sal e deixar que o álcool se evapore.


 


Adicionar o molho de tomate e envolver com a carne, se começar a ficar um molho muito grosso adicionar um pouco de água da cozedura da massa.


 


Montagem


 


Numa travessa de servir colocar a massa e cobrir com o preparado de carne anterior, adicionar o queijo ralado e decorar com um raminho de manjericão.


 


*Nota, para pelar facilmente os tomates façam um corte em cruz na parte oposta a da rama, deitem água a ferver sobre eles, que devem estar num alguidar, esperem um pouco, escorram água para não se queimarem e pelem-nos.


 


Experimentem… 

Sem comentários:

Enviar um comentário