quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Risotto de cogumelos e alecrim

 



 


Ingredientes


 


 


250 gr de arroz para risotto carnaroli, existe também a variedade arbóreo mas eu prefiro o carnaroli


1 Cebola média bem picadinha (menor que os bagos de arroz)


2 Dentes de alho bem picadinhos


200 gr de cogumelos Portobello


1 dl de vinho branco seco


5 colheres de sopa de manteiga


2 colheres de sopa de alecrim


Caldo de carne q.b., eu usei caldo de pato que tinha cozido no dia anterior, mas podem usar água e adicionar um caldo de carne


Sal marinho e flor de sal q.b.


 


Preparação


 


Lavar e secar bem os cogumelos, cortá-los às fatias, numa frigideira  bem quente colocar 1 colher de sopa de manteiga e de seguida os cogumelos e 1 colher de sopa de alecrim picadinho, deixá-los fritar bem e só depois adicionar a flor de sal (ou o sal), retirar os cogumelos e reservar. Atenção guardar a frigideira sem lavar.


 


Numa panela colocar a cebola e 2 colheres de sopa manteiga, deixar refogar um pouco, adicionar o alho e a colher de sopa de folhas de alecrim, deixar refogar mais um pouco e adicionar o arroz.


Mexer um pouco para envolver e adicionar um pouco de caldo de carne que deve estar sempre quente. Continuar a mexer e sempre que o arroz atingir o ponto “estrada “ adicionar mais caldo.


 


Passados 10 minutos de cozedura proceder da seguinte forma


Lembram-se da frigieira dos cogumelos? Vamos precisar dela agora, adicionem um pouco de caldo de carne e deixem aquecer, para que os sabores dos cogumelos se incorporem no caldo, e adicionem ao arroz, como explicado anteriormente.


 


Adicionem também agora os cogumelos, o vinho e temperem com sal, vão adicionando caldo sempre que necessário e mexendo sempre, ao fim de 25 minutos o risoto deve estar pronto, deve ter um aspecto cremoso e quando esmagado entre os dedos não se deve sertir "areias". Desliguem e adicionem as últimas 2 colheres de sopa de manteiga e mexam bem para envolver.


 


Nota: O Risotto leva queijo ralado nesta última fase, mas eu quis que o sabor do alecrim sobressaísse, por isso desta vez não adicionei queijo, normalmente o queijo que uso é o Gran Padano


 


Experimentem…

Sem comentários:

Enviar um comentário