sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bolo de Anjo Processo-Base

 


Bolo de Anjo Processo-Base


 


Pesam-se e medem-se todos os ingredientes com rigor, divide-se o açúcar em duas metades. Uma delas peneira-se juntamente com a farinha, três ou quatro vezes, para que a mistura se faça por igual. Batem-se as claras com o sal com a batedeira, e quando começarem a ficar espumosas salpicam-se com o cremor tártaro, continua-se a bater e vai se incorporando o açúcar aos pouco, adicionam-se as essências ou extratos naturais. Bate-se até obter uma mistura que se ergue em novelos.


 


Para de se bater e junta-se a mistura da farinha-açúcar por quatro vezes, envolvendo de cada vez com uma espátula de borracha em suaves rotações verticais, de cima para baixo, que começam junto às paredes da tigela e terminam no meio, rodando sempre a tigela para um dos lados.


 


Coloca-se em forma não untada e coze-se em forno pré-aquecido a 150 graus (gás). O bolo fica cozido quando se carrega no centro e ele volta para trás, cerca de 30 minutos, tira-se do forno e inverte-se a forma até esfriar, apoiando-a em alguma estrutura. Isto permite que o bolo não abata, depois de frio despega-se das paredes da forma com uma faca fina, volta-se e dá-se uma pancada seca sobre um pano, o bolo desenforma-se facilmente.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário