quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Babá Napolitano ao Rum

 


Babá, faz-me lembrar férias, a única altura do ano em que não resisto aos babás vendidos numa gelataria Italiana em Santa Cruz, perto de Torres Vedras, e onde eu passo férias, como apenas 1 (às vezes dois) em todo o mês de Agosto, eles são deliciosos, mas extremamente calóricos.


 



Este é o bolo mais demorado que alguma vez fiz, são horas e horas de espera, mas que valem a pena pelo sabor único que nos oferece. Leiam muitobem a receita antes de a fazerem, pois têm que preparar algumas coisas com antecedência


 


 


 Ingredientes


Bolo


 


300 gr de farinha sem fermento


6 Ovos


1 Colher de chá mal cheia de sal marinho


20 gr de açucar RAR


1 Colher de sopa de água morna


7 gr de levedura fresca ou 3 da seca


100 gr de manteiga à temperatura ambiente


 


Preparação


 


Bolo


 


Colocar o açúcar, a farinha e os ovos no frigorífico de véspera, para que fiquem bem frios. Assim como o gancho (não o das massas, é o outro) da batedeira.


 


Preparar o fermento


 


Num recipiente colocar a levedura e misturar com a água até dissolver, adicionar 20 gr de farinha, (esta deve estar à temperatura ambiente) retirada das 300gr iniciais. Misturar bem, cobrir com pelicula aderente e colocar no forno apenas com a luz acesa durante cerca de meia hora.


 


Colocar na taça da batedeira a farinha e juntar o fermento, já lêvedo, num recipiente colocar os ovos, partir as gemas com um garfo e mexer juntamente com as claras. Ligar a batedeira, em velocidade média, e ir adicionando os ovos, adicionar por fim o açúcar. Deixar a bater entre 15 a 20 minutos, até que a massa se comece a soltar das laterais. Este processo permite que se desenvolva o glúten. A massa deve ficar bastante elástica.


 


Neste ponto mudar o gancho, para o gancho de massas, colocar o sal na manteiga, parti-la em cubos e ir adicionando à massa, só adicionar um novo pedaço quando o anterior estiver bem envolvido, esta operação demorará entre 15 a 20 minutos.


 


Raspar as paredes laterais da taça, cobrir com película aderente e colocar no forno, só com a luz acesa, durante 3 horas.


 


Passado este tempo, retirar a pelicula e adicionar a massa na forma, que deve ser de buraco e estar untada com manteiga e farinha, deixar levedar até atingir o bordo da forma.


Ligar o forno a 180 graus, deixar aquecer um pouco e colocar o bolo, que vai cozer cerca de 30 minutos, fazer o teste do palito.


 


Retirar e deixar arrefecer um pouco ainda na forma, desenformar e deixar arrefecer por completo.


 


Preparar a Calda (a calda deve ser preparada quando o bolo entra no forno)


 


1L de água


400 gr de açúcar RAR


200 ml de Rum (eu usei apenas 50 ml, isto porque temos crianças cá em casa, se quiserem podem não colocar e fazer apenas a calda de açúcar)


Casca de 1 laranja


Casca de 1 limão


 


Preparação


 


Levar todos os ingredientes ao lume, exceto o Rum, e deixar aquecer até dissolver o açúcar e começar a fervilhar. Desligar e adicionar o Rum. Reservar.


 


Finalização


 


400 ml de creme vegetal frio (eu usei creme vegetal da vaqueiro, mas apenas o consigo encontrar no Recheio ou na Makro, como muitos de vocês não têm acesso, usem natas normais que devem estar bem frias antes de serem batidas)


1 Colher de chá de extrato de baunilha, ou um saquinho de açúcar baunilhado


4 Colheres de sopa de açúcar em pó RAR


 


Preparar o Chantilly


 


Bater as natas até ficarem fofas, adicionar a baunilha e o açúcar, bater até ficarem bem espessas, colocar no frio durante 1 a 2 horas.


 


Montagem


 


Colocar o bolo, já frio, novamente na forma e verter a calda, que deve estar morna, deixar embeber cerca de 5 minutos, desenformar para o prato de servir, deixar esfriar um pouco, preencher o buraco com chantilly, aplicar mais à volta do bolo, decorar com morangos ou outra fruta que queiram, colocar no frio pelo menos 1 hora, e servir


 


 



Experimentem… 

Sem comentários:

Enviar um comentário